sexta-feira, 15 de abril de 2011

A outra Face da Moeda


Parabéns aos vereadores por estarem saindo de seus gabinetes (véspera de eleição, hein). Agora, Vossas Excelências devem ser responsáveis em suas declarações e comunicados na imprensa local. Quando Vossas Excelências citam Gleba de Vila Amazônia, devem informar que esta área é federal, portanto gerida pelo INCRA. Mesmo assim a Prefeitura de Parintins vem realizando investimentos fortes na área durante os últimos 7 anos. Por que não são citados os Postos de Saúde com Médicos e enfermeiros no local? Seus assessores esquecem, ou não vêem ou desconhecem os investimentos na construção de salas de aulas e Escolas na área de Terra Firme? Também desconhecem os investimentos anuais na reforma e construção das Escolas de Várzea? E a energia elétrica nas comunidades? É o programa luz para todos do governo federal (devem estar respondendo), verdade, porém se a Prefeitura não fizer os ramais e a limpeza das áreas para implantação dos postes e fiação a Eletrobrás (ou empresa terceirizada) não faz a ligação na Comunidade, não está sendo pouco o recurso investido para que a população da Gleba tenha hoje em casa energia elétrica, melhorando sua qualidade de vida.
Por que esquecem o trabalho do SAAE na zona rural? Quantas comunidades têm hoje água encanada nas casas dos comunitários? Hoje os escassos (como sempre são citados) Agentes comunitários de Saúde (ACS) têm um rabeta para se locomover e atender as comunidades de sua responsabilidade. Claro que muitos destes investimentos têm origem de recursos Estaduais e Federais, não estamos em um município com a riqueza de Coari, ou com as benesses da isenção fiscal como Manaus, temos uma receita própria muito pequena em Parintins e mesmo assim todos esses investimentos têm exigência de contra-partida financeira e ainda temos o ônus da manutenção, por isso posso afirmar que a Prefeitura tem sim recursos aplicados em todos os investimentos Federais e Estaduais dentro do Município de Parintins.
Quanto à produção rural, a abertura de vicinais na Vila Amazônia permite a facilidade do escoamento de Produção, temos caminhão e balsa para o transporte e tem que ser cobrado sim um custo mínimo, pois todo equipamento precisa de manutenção – E o que encarece os produtos oferecidos aos Parintinenses não são estes custos, e sim a ganância dos atravessadores e a falta de interesse e mobilização dos produtores de realizar a venda direta aos consumidores. A assistência técnica sempre foi feita pela Secretaria de Produção e Abastecimento – SEMPA, e ainda temos no município um ente Estadual com mais pessoal, mais equipamentos e mais recursos financeiros que também desenvolve trabalho de Assistência Técnica Rural, então se estamos com deficiência na assistência técnica, o IDAM também tem de ser questionado, aliás, os vereadores nunca citam as obrigações do Estado, não é?
Não digo que a Administração Municipal é 100% presente, nenhum governo o é, mas tenho absoluta certeza que o que vem sendo realizado pelo Prefeito Bi Garcia e pelo seu Vice-Prefeito Messias Cursino NUNCA foi feito antes na história deste município.
Quem tem boa lembrança que faça a comparação destes últimos dois mandatos com as décadas de esquecimento impostas pelos Prefeitos anteriores que trabalhavam pelo interesse próprio e de seus financiadores, onde não existia na zona rural: balsa, caminhões, vicinais, escolas, postos de saúde, água encanada, energia elétrica, asfaltamento entre outras conquistas. Na cidade não existia: Coleta de lixo domiciliar e hospitalar, Parque infantil, Postos de saúde em quase todos os bairros funcionando dia e noite, Canta Galo, incentivos fiscais a Micro e Pequenas empresas, Escolas Municipais como a Charles Garcia e Irmã Cristine, Aeroporto reformado e ampliado, Porto reformado, Programas de capacitação e treinamento para a juventude, Programa do Idoso, Festivais de Boi mirim, Boi em miniatura, Quadrilhas, Danças e Pastorinhas, Festivais de Cinema, Praças de lazer com área de alimentação e internet wireless gratuita, fornecimento de água em toda a cidade, CAPS, CEO, Farmácia Popular, pagamento de precatórios, ampliação do patrimônio da Prefeitura e Pagamento dos funcionários em dia. Ainda faltou relacionar muitas outras conquistas e ainda virão até o fim deste mandato muito mais.
Infelizmente estas ações feitas fora de gabinete por alguns vereadores (que só enxergam as coisas negativas) são claramente eleitoreiras, pois em anos distantes de eleições, ficam sumidos, presos as suas cadeiras e esquecem o povo que os elegeram e apenas sobem na tribuna para dar título de cidadão Parintinense e fazer elogios ao Governo Estadual.
Estes mesmos “doutos” vereadores anunciam toda semana um almoço, um jantar, café da manhã, merenda e outras audiências fora de hora com o Governador, estes ao invés de estarem em Parintins representando aqueles que lhe concederam o mandato, ficam fazendo fofoca e tentando criar intriga no bom relacionamento entre o governo estadual e o municipal. Tais fofocas causam apenas prejuízos sociais e políticos à Parintins e aos Parintinenses. Estes vereadores, pelo jeito, terminarão o mandato sem descobrir a verdadeira função de um Edil, aliás, tem vereador com mais de um mandato que ainda não descobriu o que fazer na Augusta Casa de Parintins.
É bom lembrar que a maioria dos vereadores são sensatos e prestam realmente um mandato voltado para o povo e que tem caráter e idoneidade suficientes para serem de um poder independente, que identificam as falhas na administração e aplaudem os atos que levam a melhoria da qualidade de vida do povo de Parintins.
Felizmente nós, Parintinenses, temos a imparcialidade e a justiça no coração e somos capazes de discernir entre a verdade e a realidade manipulada, de separar o joio do trigo e de nas próximas eleições responder nas urnas contra estes vereadores que atuam falsamente como arautos da verdade. Nosso povo é mais educado e mais esclarecido é por isso que este governo municipal tem 84% de popularidade e em duas eleições foi eleito pela grande maioria da população mesmo contra “forças poderosas”.

                                                                                                      Harald Dinelly Filho