sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia







José Serra vai enviar ao Congresso proposta de Emenda Constitucional que tornará a Zona Franca permanente, sem necessidade de renovação periódica como acontece hoje. A Zona Franca tem quase 50 anos, é uma experiência bem sucedida, que oferece 150 mil empregos onde se precisa muito deles – na Amazônia.

O Amazonas, como os demais estados da região, tem enorme potencial de crescimento. Precisa de um pólo industrial complementar para injetar em outras áreas o vigor que anima o setor de produção de motocicletas. Muito mais postos de trabalho serão gerados se houver atenção do governo federal na forma de investimentos em setores estratégicos para a região. Por isso, Serra vai criar o Conselho de Desenvolvimento da Amazônia, ligado à Presidência da República, com o compromisso de participar de suas reuniões mais importantes - e o empenho pessoal efetivo do presidente pode fazer toda a diferença.

Serra modernizará o porto em Manaus, Belém e Porto Velho para que tenham as dimensões adequadas à economia dinâmica que ali floresce. E, assim como em outros estados, também o aeroporto internacional, precisa ser modernizado de forma a equipar o estado com infraestrutura para movimentar o turismo, sua indústria mais promissora - sem esquecer as necessidades para a Copa-2014.

Ele também impulsionará outros meios de transporte, a partir de modernas embarcações que tornem efetiva a vocação local para explorar o sistema hidroviário. Concluirá a ligação entre Manaus e Porto Velho do modo mais indicado do ponto de vista ambiental, econômico e social - em entrevista ao programa Momento Amazônia, Serra lembrou que a solução mais adequada talvez seja ferroviária.

A exploração do potencial hidrelétrico da Amazônia também deverá levar em conta a melhor relação entre o custo da obra, o impacto socioambiental (analisando especialmente a pressão sobre terras indígenas) e a produtividade real.

Em recente viagem ao interior do Amazonas, impressionado com a riqueza cultural da região, Serra firmou outro compromisso: fazer a “Arena de Parintins”, uma área ampla para abrigar os espetáculos dos bois, um museu e um shopping cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e seu e-mail para informamos quando houver atualização do site!!