quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ética Econômica e Ambiental

Texto de Luís Oreste
O autor é Economista, Pós- graduando em Educação Ambiental e colaborador da Equipe de Projetos da Coordenadoria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Parintins.

Valorização econômica dos recursos naturais que são utilizados como insumos na produção, substituição de materiais, eficiência energética e reaproveitamento dos resíduos, adaptado aos padrões de produção e de consumo são as tendências econômicas do mundo moderno, devido à preocupação com o Meio Ambiente. Existe hoje um processo latente de mudança da forma de entendimento e condução da questão econômico-ambiental. Inicialmente vivia-se o paradigma do comando-e-controle, entendido como regulações governamentais que definem normas de desempenho para as tecnologias e produtos e estabelecem normas e padrões para efluentes e emissões. E não se trabalhava com auto-regulação por parte das empresas, o governo simplesmente estabelecia as regras e as atividades produtivas tinham que cumpri-las. Uma atuação e ação bipolares. Com o passar do tempo, e com a ocorrência de uma série de desastres ecológicos, do aumento da dilapidação dos recursos naturais, do aumento da poluição das águas, do ar e do solo, a humanidade voltou sua atenção para problemas como o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a chuva ácida, a desertificação crescente.
A partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano – ECO-92, já sob a égide do conceito de desenvolvimento sustentável, começou-se a formular uma nova visão para tratar do assunto. As empresas começaram a trabalhar em conceitos de atuação responsável, responsabilidade social, políticas de auto-regulação, e outros radicalmente novos com o da ecoeficiência. A visão econômica dos novos tempos é baseada na constatação de que a poluição representa recursos que se evadiram de um sistema de produção, sendo, portanto, uma anomalia econômica e evitá-la é do interesse do sistema produtivo. A dimensão econômica da sustentabilidade ganha corpo, insere-se definitivamente no processo e na política ambiental onde o controle do meio ambiente é estratégico e deve ser considerado uma vantagem competitiva. No caso da limpeza urbana a dimensão econômica tem uma similaridade total com a questão ambiental, tem as mesmas causas e sofre dos mesmos efeitos, e mais, faz parte integrante da questão ambiental e como tal deve ser entendida. A questão ambiental, assim como a dos resíduos, não é mais bipolar – comando-e-controle, mas sim tripolar – governo-sociedade-empresa. Hoje o que se espera de uma organização, seja ela empresa privada, não governamental ou instituição pública é que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável. Sabe-se que quanto mais responsabilidade se tiver socialmente maiores serão as chances de manter e ampliar a base de clientes, o que adquire maior importância quando se trata de uma entidade do Poder Público, pois sua clientela é toda a sociedade. Neste campo, representantes do executivo municipal, legisladores, gerentes, técnicos, empreendedores, empresários têm o poder de iniciar e assegurar grandes mudanças em nossa sociedade por meio da busca de oportunidades rentáveis aliadas à criatividade, à persistência e à sinergia com outros empreendedores.
O comportamento técnico, profissional e pessoal dos integrantes das instituições deve ser cada vez mais eticamente responsável, porque as pessoas exigirão relacionamento transparente das organizações e seus empregados e a comprovação de que não provocam impactos negativos na sociedade ou no ambiente. As organizações privadas e os setores do serviço público deverão lidar, cada vez mais, com as questões sociais e ambientais, tanto no âmbito interno quanto no externo. As relações vão ter que ser desenvolvidas e conduzidas de forma ética: governo, órgãos ambientais, empresários, comunidade, funcionários, e as atividades deverão promover os interesses e necessidades das pessoas em harmonia com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e seu e-mail para informamos quando houver atualização do site!!