domingo, 18 de outubro de 2009


Texto de Harald Dinelly

O autor é Coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Parintins, Administrador de Empresas, Consultor do Projeto Empreender – SEBRAE/CACB, Técnico em Geotecnologias, Micro-Empresário e Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Parintins.



Reuniram-se no período de 07 a 09 de outubro os prefeitos e lideranças locais dos Municípios dos Países Amazônicos e convidados de todo o Brasil, o evento foi realizado em Manaus –Am no coração da floresta amazônica, no centro de convenções do Studio 5. Este evento, que teve o nome de I Cúpula Amazônica de Governos Locais objetivou debater as propostas para redução dos impactos da mudança climática que está ocorrendo em todo o nosso Planeta. Até ai nenhuma novidade, porém a grande diferença é que nós, que moramos dentro da floresta amazônica pudemos sugerir quais as ações que devem ser realizadas pelos governos mundiais, que ações devemos tomar para conservar nossa floresta e mesmo assim termos os mesmos direitos a melhoria de qualidade de vida e ao desenvolvimento que qualquer outro cidadão da terra.

Estas demandas e sentimentos há muito exclamados e nunca ouvidos, foram sintetizadas no documento intitulado a “Carta de Manaus” – Está publicada neste BLOG a versão integral do documento - que será entregue pelas mãos do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, durante a COP 15, que será realizada no período de 7 a 8 de dezembro em Copenhagen. Através desta Carta esperamos ter atenção dos países desenvolvidos para mostrarmos que a Amazônia não é internacional, ela pertence aos Países que são proprietários dela (Brasil, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia) e principalmente a todos nós que moramos nos Municípios existentes na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e seu e-mail para informamos quando houver atualização do site!!